sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Yutaka Ozaki (2ª Parte)


No final de novembro seu terceiro álbum, Through The Broken Door foi lançado, com uma sonoridade muito mais madura que seus outros dois álbuns anteriores. O álbum também teve menos letras sobre revoltas, mas cobriu outros temas como racismo e miséria. E apesar de ter apresentado músicas tristes sobre noites solitárias ou o desespero de ser excluído da sociedde, Yutaka foi capaz de tornar tudo um pouco mais rock e construir diversas melodias ótimas. No Japão, por causa de seu talento, ele era bastante comparado à outro músico que conseguiu fama internacional: Bruce Springsteen.

Em 1986 Yutaka fez uma pausa e desapareceu, deixando sua gravadora e sua família sem saber do seu paradeiro. Ele se afastou completamente para fugir um pouco da fama e foi para Nova Iorque em "exílio". Ele provavelmente escolheu a cidade por causa do filme "Taxi Driver", que o fascinava, tendo feito até mesmo referências ao próprio em seu primeiro álbum. Esse exílio terminou com ele se drogando ainda mais e até mesmo se envolvendo em prostituição. Neste período sua gravadora lançou um video com clipes de seus três álbuns e outro livro.

Em 1987 ele voltou ao Japão, mas sua volta se tornou em mais uma série de relapsos já que a Sony decidiu acabar com seu contrato. Ele então se voltou para o selo MOTHER&CHILDREN, no qual ele começou a trabalhar de fevereiro em diante. Em julho Yutaka começou uma turnê que deveria durar até setembro, com mais de 30 shows, mas teve que se cancelada por causa de seu envolvimento com drogas. Logo após ele tentou se livrar das drogas e lançou mais um álbum ao vivo em outubro.

 No final de dezembro, algums dias antes do natal, ele foi novamente preso por estar em posse de drogas e ter ultrapassado o limite de velocidade. Ele foi imediatamente para detrás das grades e passou seu natal e ano novo numa cela numa prisão de Tóquio. Ele foi sentenciado à 18 meses em prisão, mas após pagar fiança sua pena foi reduzida para dois meses. Depois que ele foi liberado no dia 22 de fevereiro de 1988, ele começou a trabalhar no seu quarto álbum e se casou pouco tempo depois, em 12 de maio.

Gairoju apareceu no primeiro dia de setembro, quase três anos após o álbum anterior. As expectativas dos fãs para esse novo álbum eram grandes e eles não ficaram decepcionados com seu conteúdo. Ele foi baseado nas suas experiências nos Estados Unidos e na prisão. O show que ele realizou no Tokyo Dome no dia 12 de setembro foi um dos mais cotados de toda sua carreira, também por causa de ter sido o primeiro após três anos. Yutaka colocou toda sua energia nessa apresentação e alcançou o mais profundo dos seus ouvintes com sua voz.
                                                          
De 1989 até agosto de 1990 ele realizou mais uma pausa, concentrado em suas composições para seu quinto álbum. A Sony novamente ficou atenta no fenômeno "Ozaki" e lhe ofereceu outro contrato. O álbum duplo BIRTH foi lançado no dia 15 de novembro de 1990 e se tornou o renascimento de Ozaki na indústria musical japonesa.

O seu álbum mais maduro até então continha canções maravilhosas mas ainda mantinha seu apelo aos fãs. Músicas como Rossana se tornaram um sucesso, juntamente com outras antigas músicas da carreira. Tudo isso graças também aos seus fãs: a juventude do Japão. Nesse período ele se tornou um artista de muito sucesso e vendeu milhões de álbums.


No começo de 1991 Yutaka lançou mais um livro. O livro veio com um remake da música I love you, do seu primeiro álbum, que saiu como single e vendeu milhões de cópias. Esse single foi lançado muitas vezes entre 1995 até 2005. Em março de 1991 Yutaka começou com seu fã clube oficial, EDGE of STREET, que contou com mais de 200,000 membros e teve uma importância enorme nos anos seguintes. Em maio ele realizou uma turnê com mais de 60 concertos que durou até outubro, preenchendo estádios com capacidade para 70,000 como o de Yokohama. Mas o ano terminou de forma trágica quando sua mãe, que o ajudou durante todos esses anos, morreu no dia 29 de dezembro.


Depois dos sucessos dos meses anteriores, 1992 começou bem para Ozaki: no fim de fevereiro ele lançou um sumário de todos seus trabalhos musicais e no dia 30 de março um video da sua turnê de 1991.

Continua...

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